Capítulo 1 - Suur

Esse é o 1º capítulo do 2º livro Tallek - Poder e Liberdade, é o retorno de Tallek a Semer e o início de sua nova realidade.

_ Enfim de volta a Semer! – Num piscar de olhos sua vestimenta voltou a surgir em seu corpo. Estava de volta a Semer, e foi fácil reconhecer aquele laboratório. O ambiente era moderadamente iluminado e repleto de mesas, sobre as quais sabia que havia equipamentos de informática virtuais. Olhou à sua volta, percebeu a figura de Caxyder (o semeriano), Elop (o guaxinim lula) e Terra (o robô humanoide), que o havia acompanhado até a Terra.

_ Caxyder, aqui está frio, será que poderia ligar o “aquecedor”, ou algo que aqueça este lugar?

_ Por favor, sente-se à mesa. - Caxyder lhe apontou a mesa, ao lado de onde estava sentado, caminhou e se se sentou, uma tela se iluminou e ainda mostrava a mesma imagem da última vez que a havia usado, quando escolheu as roupas que estava utilizando.

_ Tallek, escolha um traje que o proteja do frio deste ambiente! - Caxyder apontou para a tela e lhe mostrou um traje de cor azul com detalhes brancos, não muito diferente do que ele estava utilizando.

_ Entendido! Mas onde estamos, pensei que fosse o laboratório de antes?  - Executou os procedimentos, pegou o traje e o “levou” para o centro da sala.
Posicionou-se, ficando no exato lugar em que a mesma estava.

Logo, aquele traje passou a recobrir o seu corpo. Adequando-se ao seu tamanho. Uma fina luva se formou e recobriu sua mão, semelhante a uma luva que os médicos utilizam em cirurgias. Tanto a roupa, como as luvas eram feitas de um material extremamente resistente e maleável. Logo sentiu o corpo se aquecer.

_ Agora está melhor, isso aqui parece um freezer! Mas onde estamos?

_ Agora está melhor?

_ Porque está tão frio aqui?

_ Estamos no laboratório, sob a calota polar. Venha, precisamos nos apressar. – Caxyder estava muito econômico em suas respostas.

Nem teve tempo de perguntar o que estava acontecendo, Caxyder passa de forma apressada por eles.

_ Como vai meu pequeno amigo “guaxinim”, dormiu bastante? – Enquanto falava acariciava os prolongamentos que saiam da cabeça de Elop, o que lhe conferia a característica de ter a cabeça parecida com uma “lula”, só que com pelos.

Saíram da sala e começaram a caminhar pelo corredor, logo passou sobre suas cabeças um veículo e parou a uns 50 metros e desapareceu, virando à direita.

_ Vamos, mais depressa. - Caxyder dirigiu-se a uma sala e os esperou.

_ Vamos Elop, mais de pressa! – Tallek parou, assim que não percebeu mais a figura de Elop atrás dele, então, ao olhar para frente ele o vê surgir diante das suas pernas, quase lhe fazendo tropeçar.

_ Não vejo a menor graça. - Foi possível perceber um esboço de sorriso naquele ser. Entraram, seguidos de perto por Terra.

_ Nossa! Que lugar grande! Pensei que encontraríamos uma sala? – Na verdade era um laboratório, mas desta vez o espaço era semelhante a um hangar, com muitos semerianos andando de um lado para o outro.

Aquele espaço fazia parte de um complexo de laboratórios, localizado sob a calota polar. O local era extremamente grande, mas não era o maior, tinha pelo menos uns 300 metros de comprimento e uns 100 metros de largura, por 40 metros de altura.

_ Isso aqui está bem cheio eim! Para que tanto semeriano e equipamentos? – Caxyder continuou caminhando, parando diante de um grande bloco quase cinza.

_ Caxyder, o que está havendo? – Ao se aproximarem foi possível a Tallek perceber que o bloco tinha uma tonalidade entre o cinza e o azul. Mas à medida que se aproximava a cor era somente azul, e também extremamente liso.

_ O que é isso ai? Fala alguma coisa Caxyder! – Caxyder se mantinha em silêncio.

_ Viu Elop, é assim que me tratam aqui, se era para eu ficar somente olhando, porque ele pediu que eu viesse até este congelador gigante? Eu podia ter visto tudo de uma sala quentinha.

_ Peça para Elop ficar atrás desta barreira e não ficar visível em hipótese alguma. – Tallek, meio que surpreso, em ouvir a voz de Caxyder, repassou a informação.

_ Nem vou pensar duas vezes, embora a curiosidade seja muito grande. - Assim que Elop se posicionou atrás da parede, perguntou:
_ Porque e para quê?

_ Identificamos, que este Ser, mesmo aprisionado, possui a habilidade de copiar qualquer forma, bem como as características e habilidades. Sendo perfeitamente "ajustável" a qualquer ambiente. – O “ser” que havia sido capturado estava retido dentro do cubo.

_ E como ele consegue fazer isso? Digo, mudar sua forma?

_ Desde que consiga ver o outro ser, não importando qual seja, ele copia. Mas não só a forma.

_ Qualquer ser? E o que estão fazendo para controlar?

_ Ainda não conseguimos controlar o desequilíbrio energético que Elop causa, portanto não podemos arriscar em permitir que este ser adquira as habilidades de Elop.

_ Mas estão preocupados somente com isso ou há algo mais?

_ Há mais com que nos preocuparmos, mas o desequilíbrio energético afeta a criação de portais.

_ Acredito que se ele “copiar” Elop, vocês não conseguiram mais dominar este “ser”. Não é mais uma questão de “distúrbio” energético, mas de segurança.

_ Sabemos dos resultados negativos.

_ Se lhe for possível mudar de forma e ainda se teletransportar, como Elop, teria um controle imenso sobre a matéria. É isso que estão tentando evitar?

_ Quase isso. Precisamos descobrir como isso acontece, mas sem ter contato, não conseguimos obter mais informações.
_ Mas, e quanto a Elop, não fizeram nenhum estudo?
_ Impossível, “ele” não permitiu. – Era evidente que Elop havia resistido a aceitar que lhe impusessem algo.

_ E o que será feito agora?
_ Vamos estabelecer contato novamente.
_ Já tentaram alguma outra vez?
_ Sim! A questão de oito dias atrás.
_ Oito dias? Mas eu não estive longe daqui mais que umas horas, não estou entendendo.
_ Depois lhe explico, mas a princípio nós alteramos o campo magnético do portal, para que você voltasse após o momento de sua ida ao seu planeta.
_ O quê? Deixa para lá, não vou entender mesmo. – Tallek teria que esperar para poder entender melhor aquela questão ou simplesmente aceitar aquela explicação como final.

Na verdade os semerianos aprenderam a dominar o fluxo de matéria magnética que existe dentro do portal. Mas o custo disso é que o portal tem que ficar aberto durante todo o período de passagem. Caxyder é o “porteiro” designado para este controle e só pode fazer uso deste procedimento se nenhum outro portal for aberto ao mesmo tempo. Dois portais abertos só são possíveis se estiverem voltados para o mesmo plano dimensional.

_ O importante agora é ter esta situação sob controle, por este motivo Elop não pode ficar a vista deste “ser”.
_ Acredito que entendi isso, somente a questão do portal é que não me sai da cabeça.

Tallek olhou para Elop e resolveu lhe explicar, afinal ele merecia saber o que precisava evitar, ao menos até resolverem o problema. Na verdade nem precisou explicar a Elop, que já conhecendo a natureza daquele “ser”, tratou de encontrar um local, longe o suficiente.

Então aquele "bloco azul" ficou translúcido e foi possível ver um semeriano lá dentro. Para quem não soubesse do que se tratava, poderia até acreditar que seria um preso comum, de Semer. O bloco parecia ser de vidro, mas sua composição e resistência se mantinham inalteradas, fruto da nanotecnologia semeriana.

_ Que será feito agora Caxyder? – O “ser” estava deitado no chão daquele cubo, com vários recipientes, com água e alimento. Quando percebeu que as paredes estavam lhe permitindo ver tudo a sua volta, levantou-se e começou a observar a todos.

_ Vamos aguardar. – O “ser” olhava em todas as direções, parecia buscar algo entre todos que estavam ali, deteve-se em mim.

_ Ele pode nos ouvir?
_ Sim! E nós a ele. - Começou a observar Tallek, afinal era o único diferente. – Não mais que uma fração de segundo, ele ficou idêntico a Tallek.

_ Mas que coisa é essa? Não bastasse Terra, agora este “bicho” achou de me copiar também?

Ele olhava, ria e movimentava a boca e os olhos, com a clara intenção de se acostumar àquele corpo. Os semerianos se moviam em volta do cubo, como que querendo captar algumas informações ou impressões sobre o que estava acontecendo, seguravam em suas mãos vários tipos de equipamentos. O “ser”, caiu de joelhos e começou a se contorcer.

_ E agora Caxyder, o que está acontecendo?
_ Ele está passando pelo mesmo problema que você passou ao chegar em Semer, oxigênio e pressão atmosférica. - Ele logo voltou a forma dos semerianos.

_ Não entendo, quando ele chegou a este planeta ele tinha uma forma diferente, porque ele não teve problemas?
_ Provavelmente aquela forma estava mais adequada à sua fisiologia.
_ Só isso? – Tallek queria entender, e Caxyder iniciou a explicação de imediato.

_ Não há muito que dizer, pois nossas informações ainda são preliminares, mas sabemos que é “carnívoro” e se alimenta de acordo com o tipo de forma de vida que copia. Além de possuir uma capacidade limitada de se transportar por alguns metros.
_ Há quanto tempo estão com ele preso aqui?
_ Por volta de seis meses.
_ Seis meses? – Caxyder nem se deixou abalar pela exclamação de Tallek.

_ Já o documentamos assumindo diversas formas e tentando encontrar uma maneira de sair. Chegou a escapar uma vez, mas estava neste ambiente e não chegou a causar muitos problemas. – A tecnologia semeriana se adaptava a cada nova tentativa de fuga daquele “ser”, por este motivo entendiam que somente a habilidade de Elop poderia ser algo temeroso, se copiado por aquele “ser”.

_ Mas se sabem tanto, como ainda não o controlaram?
_ Como pode ver, ele adquiriu a sua forma, mas como sua fisiologia não suporta a nossa gravidade ele voltou a nossa forma. Parece que ele, também, não copia formas de vida sintéticas.

_ Bom, pelo menos não terei que me preocupar com dois robôs Terra. – Caxyder tinha outras preocupações e nem deu atenção à “piada” de Tallek.

_ Ele não pode copiar, formas sintéticas. Este é o limite que tem, e isso é muito interessante. Entendeu?
_ Acho que sim, quer dizer que os nanoimplantes fisiológicos, que me permitem suportar esta gravidade, ele não consegue ter? – Tallek começou a entender melhor tudo o que o cercava.

_ Isso mesmo! Ele tem limitações. Conseguindo interpretar somente a parte fisiológica e de alguma forma despreza, ou não reconhece, o restante.
_ Tem certeza disso Caxyder? - Caxyder confirmou que sim, com um aceno de cabeça.
_ Então é hora de começar a explorar, já que ninguém mais faz nada além de observar e filmar. – Tallek se aproxima da parede transparente.

_ Como é estranho estar a poucos metros de algo, ver nitidamente, saber que é agressivo, mas que está controlado. É como ver um leão violento, acorrentado, mas a apenas centímetros de distância. Ou seja, assusta, mas nos permite uma melhor observação.  – Foi falando e se aproximando, quase em tom ameaçador.

“Não precisa se aproximar tanto!” – Era Elop se comunicando telepaticamente. – “Fica tranquilo, acredito que tudo esteja controlado”. – Foi a resposta mental de Tallek a Elop.

Quando chegou a centímetros do bloco, foi possível perceber que não havia nenhuma diferença entre aquele “ser” e qualquer semeriano.

_ O que você pode copiar? Só “copia” as formas de vida, ou pode copiar algo mais? E o que quer aqui? – O “ser” o observava, querendo entender o que estava acontecendo.

Ele ficou observando Tallek. Aproximou-se da parede, ficando bem próximo dele, não fosse pela parede translúcida que os separava, provavelmente acabariam se tocando. O “ser” mediu Tallek e novamente adquiriu a sua forma.

_ Nossa! Que me matar de susto? – Tallek dá um salto para trás e vê que os olhos daquele ser, sua imagem, começaram a ficar vermelhos e ele fazia um esforço tremendo para ficar de pé. Os segundos se arrastavam, então voltou a forma de um semeriano.

_ Achei que tentaria isso! Deve estar me achando estranho. Caxyder, talvez ele não compreenda o porque não consegue me copiar. Então vocês podem anotar ai que este “ser” não é tão inteligente assim.
_ Isso já se sabe, ele apresenta todas as características de um predador.
_ “Um predador”? Ele está tentando falar algo. – O “ser” começou a emitir um som, parecia um "gargarejo", era como se estivesse com a garganta cheia de água.

_ Porque ainda não o colocaram no equipamento para poderem entender o que ele está falando? - Olhou para Terra e pediu que se aproximasse.
_ Lembra do que fez para que eu entendesse Elop, faça o mesmo agora. – Terra olhou na direção de Caxyder, como se estivesse pedindo aprovação. Caxyder acenou que sim.

Mas Terra nem precisou fazer nada, no ambiente todo soou uma voz metálica. Caxyder já havia feito o necessário.

_ O que nos pede já foi feito, mas não conseguimos nos fazer entender.  Agora estamos utilizando a mesma frequência cerebral que você utiliza, mas ainda precisamos decodificar e isso leva algum tempo.
_ ...Suur de Pers, e exijo minha liberdade!
_ Ele fica repetindo “Suur de Pers” e esta exigindo a liberdade, faz isso insistentemente.
_ Vamos Terra, veja o que pode ser feito. – Tallek vislumbrava uma chance de conseguir se comunicar com aquele “ser”, assim como conseguiu com Elop.

_ Caxyder, agora pode usar a tecnologia de Semer para captar o que ele falar e mudar para algo que vocês possam compreender. – Tallek ficava surpreso até consigo mesmo, diante da solução que deu.

E deu certo, logo o um som metálico encheu o ambiente, era o que o cérebro de Tallek captava e era enviado ao decodificador e transformado em sons compreensíveis.

Então um outro semeriano tomou a frente da conversa. Tinha a aparência mais velha, com certeza era um dos “Senhores do Conselho de Semer”.

_ Assim que se comprometer a não fazer mal a nenhum ser vivo, poderemos libertá-lo. – Lógico e direto.

_ Não fiz mal a ser vivo algum, mas se precisa apenas dessa concordância, então concordo!
_ O que é isso Caxyder? Não consigo compreender, primeiro ficam com medo e conseguem prender aquele ser, então apenas uma palavra de que vai se comportar e vão soltá-lo, que loucura! – As palavras de Tallek não encontravam repercussão. Apenas olhares de reprovação.

_ Parem! Estão malucos, como podem crer que isso realmente vá acontecer?

Caxyder lhe fulminou com o olhar, mas ele não podia acreditar no que estava ouvindo.

_ Por mais que a tecnologia de vocês, semerianos, tenha permitido prender aquele ser, nada poderá garantir que o mesmo se permitirá capturar novamente. Ele aprendeu a lição e não cometerá o mesmo erro novamente.
_ Respeite a decisão, ela já foi tomada. – Impôs o ancião.
_ Caxyder, faça algo! – Tallek não desistia.

Mas Caxyder parecia não entender o que ele estava falando e era muito claro que não estava apoiando o que Tallek estava falando. Tallek olhou em volta e todos estavam com suas atenções voltadas para ele.

_ Sei que tem que haver respeito, mas este “ser” já deu provas de que é perigoso. - Caxyder pediu que ele se afastasse e ficasse quieto.

Tallek, mesmo contrariado, afastou-se e ficou olhando para Elop, seus olhos estavam fixos naquele bloco, não parecia estar com medo, mas também não estava tranquilo e tampouco sabia o que estava para acontecer.

_ Elop, é melhor que não fique neste ambiente. – Elop o olhou e com um aceno de cabeça, desapareceu!

_ Não lhe recrimino meu amiguinho, talvez, sabendo o que você deve saber, eu teria feito o mesmo. – Acabou falando sozinho, pois Elop simplesmente sumiu.

_ Iremos libertá-lo e poderemos encontrar uma solução racional para o nosso convívio pacífico.

Tallek ouviu aquelas palavras e se preparou para o pior. Então o bloco ficou novamente opaco e logo se desfez. Haviam libertado aquele ser.